:: O Vitória venceu na Feira e carimbou o 6º lugar

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

À conversa com Luis Freitas


Luís Freitas escreveu-nos um texto sobre o Vitória.
Leia o texto na integra.
"O Vitória Sport Clube é na minha vida pessoal, uma referência incontornável, e que traduz um estado de alma. Um estado de alma, frenético, e vivido com grande emoção e intensidade. Ser vitoriano para mim, é um orgulho imenso, pois não conheço nenhuma localidade em Portugal onde o clube mais representativo, seja o clube da terra. Isso não acontece em Lisboa, não acontece no Porto, não acontece em Coimbra, não acontece em Braga e não acontece em mais local nenhum deste país. Acontece em Guimarães! Acontece com o Vitória Sport Clube! Porquê? Porque os vimaranenses possuem uma cultura bairrista muito enraizada desde tempos ancestrais e transportaram esse mesmo bairrismo, para o futebol e através do Vitória.


Digamos que o Vitória, é para muitos vimaranenses, o expoente máximo, ou o ex-líbris da cidade de Guimarães.


 Tive a felicidade de jogar futebol nas camadas jovens do Vitória e isso constituiu para mim a verdadeira argamassa com que se moldou o meu amor pelo Vitória. Um amor que já fez em várias ocasiões, com que eu colocasse em sérios riscos a minha integridade física. Mas não tenho medo de assumir qualquer risco por este clube maravilhoso e com uns adeptos verdadeiramente apaixonados pelo emblema de D. Afonso Henriques.


É pois uma ligação fortíssima que mantenho com o Vitória Sport Clube. Algo que qualquer vitoriano não sabe muito bem explicar, até porque não se entende como é possível ser-se tão fiel a um clube que nunca ganhou um campeonato nacional de futebol, nem mesmo uma Taça de Portugal. Mas a fidelidade existe e a prova disso é que o Vitória continua a ser acompanhado por dezenas de milhar de seguidores, ainda que não seja um clube vencedor.


Mas sê-lo-á! Estou absolutamente convencido do que afirmo. E foi também por essa razão que decidi candidatar-me à presidência da direcção do Vitória. Não apenas, porque o presidente demissionário era fortemente contestado, mas ninguém dava a cara para constituir uma oposição à forma como os destinos do clube estavam a ser geridos, mas também porque eu acredito que o Vitória pode lutar com os crónicos candidatos ao título, pela conquista do título máximo no futebol português. E em que se baseiam as minhas convicções?


Numa falange de adeptos com grande capacidade de mobilização e apoio ao clube e ainda, porque o quadro mental que foi sendo implantado no seio da instituição foi sempre fundado nos pressupostos de que era impossível combater o domínio dos três maiores clubes nacionais. E então foi-se criando uma filosofia temerosa, de não arriscar em demasia quanto aos objectivos a definir relativamente à equipa de futebol.


O medo de perder, por um lado, e o medo de que uma posição na tabela classificativa acima do terceiro lugar fosse algo de inatingível, fez com que os sucessivos dirigentes e técnicos do Vitória optassem sempre por um discurso cauteloso. O tal discurso de lutar por um lugar no primeiro terço da tabela…


Não é isso que pretendo para o Vitória Sport Clube! Pretendo dar início a uma total revolução mental, no que diz respeito aos objectivos pelos quais, qualquer atleta que envergue as nossas cores, deve pautar as suas prestações em competição.


É preciso lutar com energia, determinação e garra, sempre com um espírito vitorioso e nada, mas mesmo nada, dado a comodismos ou a submissões a eventuais adversários teoricamente melhor apetrechados.
As competições ganham-se no terreno de jogo e para se ser atleta do Vitória é imperioso que cada um desses mesmos atletas se consciencialize, de que para a nossa equipa ser vencida, os adversários terão que suar, mas suar muito as estopinhas. Só considero que um adversário é superior ao Vitória, se demonstrar que os seus atletas correm mais do que os nossos, se esforçam mais do que os nossos, e que têm uma atitude mental superior à nossa. De contrário, venderemos muito cara a derrota!


E é esse Vitória que espero ver já na próxima época futebolística. Um clube com uma mentalidade corajosa, sem medo de nada e preparado para lutar pelas metas mais honrosas. Em suma, espero ver um Vitória Sport Clube à imagem da grandeza dos seus adeptos!


VIVA O VITÓRIA SPORT CLUBE!


Luís Freitas"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este espaço é para ser usado correctamente com o objectivo de promover uma discussão saudável. Qualquer comentário desrespeitoso corre o risco do ser eliminado.