:: O Vitória venceu na Feira e carimbou o 6º lugar

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O meu Vitorianismo! Vasco Ferreira

 Escrevo o meu texto de apresentação para o Eterno Vitoria, no dia do aniversário do blog, a 72 horas da recepção do Vitória ao Benfica. Numa altura da época crucial. Mas também numa altura muito complicada para o clube a nível financeiro e a nível directivo. Estamos por isso numa altura crucial da época, mas também da vida do clube, pois próximo dia 31 de Março os sócios do Vitória escolherão o rumo que seguiremos nos próximos anos, que terá de ser obrigatoriamente diferente que o que temos seguido na última década, a todos os níveis.

Com 18 anos, e a viver a 400 Km de Guimarães há 8 anos, acompanho esta fase com preocupação e vontade de ver o Vitória estável e com um projecto sustentável, para que no futuro possa atingir os patamares que todos ambicionamos: ver o Vitória a lutar por títulos a pelo topo da Liga Portuguesa.

É isso que sonho todos os dias para o nosso grande Vitória. Este clube é enorme, com uma história de que nos podemos orgulhar e uma massa associativa única, que merece muito mais do que tem tido. E é essa dimensão que procuro passar às pessoas da zona de onde vivo!

Os meus primeiros contactos com o Vitória foram através do meu avô, quando ainda vivia na cidade-berço, que é dos principais responsáveis pelo meu vitorianismo. Lembro-me de ir ao estádio em criança, mas só posso dizer que comecei a acompanhar o Vitória com noção das coisas por volta de 2004.
Lembro-me das contas para a manutenção no último ano de Pimenta Machado, que levou a uma período atribulado e à sua saída, e a entrada de vitor Magalhães e aquela sua primeira época, que começou muito mal, mas culminou com um 5º lugar e consequente apuramento para a então Taça UEFA, que no ano seguinte se perceberia, tinha sido fatal para o nosso clube.
E aí começou uma fase em que fomos do Inferno ao Céu, e onde eu percebi realmente o que era ser Vitoriano, e aquele sentimento por este símbolo. Ver a atitude dos vitorianos na época da descida, com cordões humanos, o estádio cheio e iniciativas como a invasão à Povoa no ano da 2ª, que levou à subida quando já poucos acreditavam, e à época fantástica que se seguiu com um 3º lugar e consequente apuramento para a Liga dos Campeões. 

Um ano em que a nossa equipa foi embalada pelos adeptos. Para mim, sem o apoio dos vitorianos nas épocas de 2006/07 e 2007/08, não teríamos sequer conseguido subir de divisão, quanto mais feito umas das melhores época da história do clube, precisamente no ano da subida. Provámos aí, mais uma vez, que somos um caso único em Portugal, os melhores adeptos do país.
E é com este sentimento por este emblema, é com vontade e ambição de ver este clube ganhar, que me junto a este blog. Um blog vitoriano, jovem e que quer deixar a sua marca no universo vitoriano e estar sempre presente nos momentos deste grande clube. Os bons e os maus.

Viva o Vitória!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este espaço é para ser usado correctamente com o objectivo de promover uma discussão saudável. Qualquer comentário desrespeitoso corre o risco do ser eliminado.