:: O Vitória venceu na Feira e carimbou o 6º lugar

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Para onde te levaram, Vitória?


Escrevemos esta crónica no dia em que surgem várias notícias que dão conta da demissão da direcção do Vitória Sport Clube. Algo, à primeira vista, que deixa a grande maioria dos Vitorianos com um sorriso no rosto.

No entanto, os tempos que se avizinham não serão fáceis. E se esses senhores saem agora é porque a torneira fechou completamente. Mas de saqueadores falaremos mais à frente.

Recordemos que, há cerca de um mês, Emílio Macedo deu uma conferência de imprensa onde anunciou um plano de reestruturação financeira, com o apoio de um fundo de investimento, que iria estar concluído no final de Janeiro e sufragado em Assembleia Geral nos primeiros dias do mês seguinte.

Eis que, no dia 1 do Fevereiro, nem o prometido plano, nem a Assembleia Geral. O Fundo não investiu, o Vitória não tem dinheiro para pagar a fornecedores, nem salários aos jogadores. Pode mesmo nem ter dinheiro para se inscrever para as competições profissionais da próxima temporada desportiva. E apenas pegando nos primeiros dois exemplos, as consequências poderão ser graves: os credores poderão ir para a frente com um processo judicial por falta de pagamento, e os jogadores não só podem fazer o mesmo, como no próximo dia 8 poderão pedir a rescisão de contrato, pois ficarão com 3 meses de salários em atraso, deixando o Vitória numa situação ainda mais complicada.

Como autor deste texto, que vocês irão conhecer em breve, confesso que me está a custar imenso escrever este texto, tais são as parecenças com um certo rival nosso que, por estes dias, anda pelas distritais.

Por isso, e antes de procurarmos culpados, este blog apela à união dos Vitorianos em prol deste grandioso símbolo. Uma união ainda mais forte do que aquela registada aquando da nossa descida de divisão, em 2006. Uma união e um pragmatismo em relação à política que o Vitória terá que seguir que se estenda a adeptos, futuros dirigentes, empresários endinheirados de Guimarães, ect.

Vamos todos ter que lutar para que o Vitória encontre uma solução que lhe permita continuar a competir na 1ª Liga, mantendo um nível competitivo digno da sua história e as suas contas em ordem, de forma sustentada. Os futuros dirigentes terão que ter dois adjectivos fulcrais: Vitorianismo e competência. E os adeptos outras duas: apoio e compreensão.

Voltando ao dia 1 de Fevereiro de 2012, a situação é critica. Durante os últimos anos o Vitória gastou o que não teve. E não foi a contratar Nuno Assis ou Pedro Mendes! Foram os inúmeros flops contratados e cujos os critérios foram as comissões ou a compra ou não de apartamentos. Foram os Santana's Carlos, os Mendieta's ou os Saucedo's. Foi a péssima gestão financeira, foi o desvio de contas e outras artimanhas. Uma situação que nem com bons resultados desportivos era sustentável! E, os responsáveis por isso nos últimos 5 anos querem, agora que o dinheiro acabou, sair deste filme sem serem mais avistados.

E todos os queremos bem longe do Vitória, já o queremos há muitos meses! O que não podem é sair disto ilesos. É imperativa uma auditoria às contas do clube para procurar responsáveis para serem julgados e condenados em tribunal.

Para que, futuros candidatos, pensem duas vezes quanto à suas intenções.

2 comentários:

  1. O cenário não é o melhor mais uma vez uma péssima gestão da parte de mais um presidente, quando será que alguém saberá aproveitar o potencial do VITORIA...

    ResponderEliminar
  2. Não foi "só" péssima gestão, foi ROUBO. Por isso um processo em tribunal contra esses senhores é imperativo.

    Mas, primeiro é preciso procurar o que pede no novo presidente. Um Vitoriano sério e competente.

    ResponderEliminar

Este espaço é para ser usado correctamente com o objectivo de promover uma discussão saudável. Qualquer comentário desrespeitoso corre o risco do ser eliminado.