:: O Vitória venceu na Feira e carimbou o 6º lugar

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Artigos de Opinião

Micael Almeida enviou-nos mais um artigo de opinião onde aborda o assunto das eleições.
Para também ver as suas opiniões aqui postadas envie-as para vitoriatodosempre@gmail.com.

A escolha certa

No último sábado, os vitorianos foram chamados às urnas. O Vitória vive o pior momento da sua história, com um passivo incomensurável e, pela primeira vez assistiu à demissão de um presidente do clube. Nada disto é digno e condizente com a grandeza e prestígio da instituição Vitória Sport Clube.
O resultado do sufrágio foi uma vitória clara da lista A. Júlio Mendes foi eleito novo presidente do Vitória Sport Clube (e não “Guimarães” ou “Guimarães FC”), O 24º da sua história. História que se pretende de conquistas, prestígio e respeito. E não de amadorismo, desrespeito, imundices e humilhações, das quais Emilio Macedo e cª pareciam conviver de forma “natural”.
A opção lista A parece-me certa, e a única válida e capaz de salvar o nosso clube. A única disponível para mudar de rumo. E as mudanças são óbvias: alteração do modelo de gestão com a criação de uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD) e profissionalização de todos os sectores do clube. Enquanto nós discutimos a questão “SAD”, outros clubes (com SAD) ultrapassaram-nos e o Vitória ficou parado no tempo. Mas retomará o seu caminho a partir do dia 10 de Abril. Porque os associados (maioria) não tiveram “medo” de mudar!
Não iremos perder a nossa identidade com a criação de uma SAD para a gestão do futebol profissional do clube. Pelo contrário. Todos unidos, com uma gestão rigorosa e profissional, os resultados desportivos serão melhores, o estádio voltará a encher, o VSC será destaque pela positiva (e não pela negativa) e aí o nosso clube recuperará totalmente a sua verdadeira identidade, a que Emilio Macedo ridicularizou nos últimos 3/4 anos.
Será assim? Eu acredito e espero que os vitorianos também acreditem. Os “velhos do Restelo” vão existir sempre… mas até esses acordarão um dia!
Júlio Mendes terá de ser capaz de unir a família vitoriana. Só assim teremos sucesso. A partir do dia 10 de Abril não poderá haver adversários dentro do clube. Os únicos adversários terão de ser as equipas do campeonato e as que defrontarmos nas competições europeias. As lavagens de “roupa suja” em hasta pública terão de acabar!
Depois de unida a massa adepta do Vitória (essa sim, a identidade do clube), Júlio Mendes terá de cortar as “gorduras” (como diria Pinto Brasil), renegociar o passivo (asfixiante), racionalizar os custos e planificar de forma rigorosa a próxima época desportiva. Em suma, terá de alterar o paradigma do clube. Reestruturá-lo de uma ponta à outra.
A pasta do futebol e modalidades será entregue a Luis Cirilo. Vitoriano com “V” grande e fervoroso associado do VSC. Penso ser o homem certo, no lugar certo. Capaz de levar o Vitória ao êxito que todos sonhamos. A aposta na formação e no mercado nacional deverá ser uma realidade. Se outros clubes, com jogadores como Paulo Vinicius, Djamal, Baiano, Nuno Coelho, H. Barbosa, Vinicius, Salino, Lima e Mossoró, conseguem lutar pelo título, porque é que o VSC não o conseguirá?!
A continuidade de Rui Vitória (a confirmar-se) é uma boa decisão. Os resultados falam por si. Face a todas as adversidades, o grupo de trabalho manteve-se unido. Muito provavelmente conseguiremos o apuramento europeu. Rui Vitória, com melhores condições de trabalho, mais estabilidade e tranquilidade, poderá formar uma equipa á sua imagem. Poderá fazer “explodir” alguns jovens da cantera (os que restarem da gestão danosa de EMS).
No que diz respeito à pasta comercial-marketing, penso que o VSC será capaz de encontrar melhores patrocinadores. E não jogaremos a Liga Europa sem patrocinador principal novamente…
A venda do “naming” das bancadas parece-me uma boa opção. A venda do “naming” do estádio é mais complexa para os vitorianos, por razões históricas. Mas a história não deve travar o progresso do clube. Vender o “naming” do estádio, mantendo as palavras “D.Afonso Henriques”, seria benéfico para a saúde financeira do clube. Perderíamos a identidade? Não! Com a criação de uma SAD, a designação do clube não se alterará para “Vitória Sport Clube-futebol SAD” ou algo do género? Sim! Os nossos rivais perderam a identidade por causa disso?
O momento é de união. Todos juntos iremos triunfar. É preciso acreditar. O Vitória será aquilo que os sócios quiserem. Os Vitorianos querem um Vitória melhor e… COM FUTURO!

2 comentários:

  1. Áí está uma visão positiva do que deve ser o Vitória.
    Eu acredito que se a massa associativa der as mãos e a direcção estiver à altura (tudo faremos para isso)todos juntos poderemos alcançar aqueles objectivos que nos povoam os sonhos.
    Sendo certo que esta primeira fase é tremendamente dificil face ao estado em que o clube está.
    Mas acredito que já na próxima época poderemos ter equipas competitvas em várias modalidades começando pelo futebol.
    Passado o tempo de escolher o caminho, e isso está feito,é tempo agora d eo percorrermos com determinação.
    E muita ambição.

    ResponderEliminar
  2. Bom trabalho sr Luis Cirilo. Sei que não nos vai desiludir. Força Vitória!

    ResponderEliminar

Este espaço é para ser usado correctamente com o objectivo de promover uma discussão saudável. Qualquer comentário desrespeitoso corre o risco do ser eliminado.